3 dicas para capacitar funcionários no posto de combustível
Ter funcionários capacitados e que atendem as demandas dos clientes da melhor forma possível. Esse é o desejo de qualquer dono ou gerente de posto de combustível. Mas para isso, investir em capacitação é fundamental, pois é responsabilidade da empresa incentivar e proporcionar aos colaboradores um ambiente de estudos constantes e melhoria contínua.
Para ajudá-lo a ter o perfil ideal de colaboradores no seu estabelecimento, listamos aqui 3 dicas para capacitar funcionários no posto de combustível. Ficou curioso? Então continue a leitura e entenda como funciona esse processo:
Crie uma biblioteca para os colaboradores
Para iniciar um processo de incentivo à retomada aos estudos, a criação de uma biblioteca pode ser uma ideia bastante interessante.
Disponibilize livros de diversos gêneros literários e sobre os mais variados assuntos em uma área comum, como no local onde seus colaboradores ficam nos horários de descanso, por exemplo. O incentivo à leitura poderá fazer com que frentistas, caixas e outros profissionais do posto tomem gosto e queiram voltar a estudar.
É possível também fazer da biblioteca um espaço colaborativo, em que os funcionários também podem doar livros que têm em casa, por exemplo.
Ajude no pagamento de mensalidades de cursos
Infelizmente, a realidade do nosso país impossibilita que muitas pessoas deem continuidade aos estudos. Embora haja programas de distribuição de bolsas, como o ENEM e o Prouni, nem toda a demanda é atendida e muita gente que gostaria de estudar acaba não conseguindo, principalmente por questões financeiras.
O posto pode arcar com toda ou parte da mensalidade de cursos profissionalizantes e até mesmo de faculdades. Isso fará com que os funcionários estejam cada vez mais capacitados e possam subir de posição no nível hierárquico, inclusive, tornando-se líderes ou gerentes no futuro.
Consulte seu contador e veja a possibilidade de pagar os estudos de seus funcionários e deduzir o valor em imposto de renda.
Promova cursos e palestras
Além de pagar por cursos em instituições de ensino, você também pode promover palestras, minicursos, treinamentos motivacionais e workshops no próprio posto de combustível.
A ideia é que esses eventos supram demandas imediatas. Se você percebe que o atendimento não está sendo da forma adequada, por exemplo, pode buscar um professor ou palestrante especializado nessa área e promover uma aula para os colaboradores, os capacitando especificamente nessa temática.
Lembre-se, no entanto, de que nem sempre realizar cursos fora do horário comercial pode ser uma boa ideia. As pessoas geralmente têm resistência em ter que voltar ao local de trabalho depois do expediente, por isso, fazer esses eventos durante o dia pode gerar muito mais adesão.
Capacitar funcionários no posto de combustível pode ser aquilo que falta para o seu negócio se tornar uma referência em bom atendimento — o que, consequentemente, resultará em um aumento de clientes e resultados bem melhores no fim do mês.
Você já investe em capacitação para seus funcionários? Se tiver dúvidas sobre o conteúdo que apresentamos ou quiser compartilhar a sua experiência conosco, deixe um comentário no post. Será um prazer receber o seu contato!
muito bom os textos explicativos!
Bem explicado muito ,fácil de entender, vai direto ao assunto . Obrigado
Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.
Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀
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