Entenda o poder da fidelização de clientes para seu posto de combustível

Conquistar o cliente é uma arte que todo empresário deseja dominar. Entre postos de combustíveis, a concorrência tem se mostrado intensa, e fazer o cliente voltar uma próxima vez é crucial.

Assim, a grande questão que deve ser respondida é: por que alguém que está abastecendo o seu veículo agora retornará outro dia?

Acompanhe este post e entenda o poder da fidelização de clientes para seu posto de combustível:

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização é o retorno do cliente que opta por fazer uso dos serviços do seu posto cada vez que necessita. Assim, por exemplo, ele sempre abastece com sua equipe. Diferentes pessoas fazem opções por motivos diversos, como:

  • bom atendimento;
  • agilidade no atendimento;
  • preço bom;
  • acesso ou localização fácil;
  • qualidade dos produtos e serviços;
  • segurança;
  • promoções.

Você deve priorizar essas práticas não apenas para atrair os seus clientes, mas para dar a eles motivos para voltarem sempre: é nisso que consiste a fidelização.

Como funciona?

A fidelização de clientes funciona através de estratégias adotadas para encantar o usuário do seu posto ou para criar vínculos com ele. Nesse caso, o encantamento se dá quando você oferece qualidade, simpatia, preço e segurança, ou ainda quando disponibiliza brindes e faz promoções vantajosas.

Vínculos podem ser criados, por exemplo, ao somar uma certa quantidade de abastecimentos, ou ainda pelo uso do cartão próprio, que transforma em pontos os valores gastos no posto. Esses motivos fazem o cliente retornar para somar pontos, ganhar prêmios ou outras vantagens.

Como implantar?

Veja 3 dicas de estratégias para fidelização dos seus clientes:

Atenda muito bem e acrescente um diferencial

O maior instrumento de encantamento é o atendimento. Por isso, receber bem é a primeira medida a ser tomada. Você deve investir na capacitação da sua equipe para que seus colaboradores estejam sempre treinados e motivados para atender bem.

Mas atenção! Não basta apenas atender bem: esse atendimento deve oferecer um diferencial. Considere esses itens para fazer a diferença no atendimento:

  • tenha presteza no atendimento, isto é, não deixe o cliente esperando (cada segundo conta nessa hora);
  • receba bem o seu cliente com simpatia e educação, mas sem exageros formais;
  • ofereça algum serviço como cortesia (limpar o para-brisa, calibrar os pneus, verificar o nível de óleo e de água);
  • preste atenção e veja se o cliente deseja alguma coisa mais, isto é, esteja atento e disponível;
  • seja educado na hora do pagamento: “O senhor deseja pagar com cartão ou dinheiro?” ou “Por favor, crédito ou débito?”;
  • agradeça quando terminar e deseje ao seu cliente um bom dia.

Faça promoções que geram vantagens

Implemente um programa de bônus que ofereça algo vantajoso, como uma ducha a cada 3 abastecimentos com 30 litros cada, por exemplo. Use sua criatividade e elabore uma boa promoção que realmente cative o cliente.

Você também pode fazer convênios com estabelecimentos próximos, ou ainda oferecer alguma vantagem da sua loja de conveniência para o cliente. Forneça pequenos acessórios para o veículo a partir de um número de abastecimentos que você calcula e define (pode ser, por exemplo, um desembaçador para o para-brisa ou um aromatizador para o interior).

Distribua brindes

Presenteie os seus clientes com pequenos mimos para o próprio motorista, para crianças ou para o veículo. Podem ser coisas simples, mas oferecidas sem qualquer custo, entregues sem alarde junto com o recibo do pagamento do abastecimento ou dos serviços utilizados.

Colocando essas dicas em prática, você estará muito próximo de cativar os seus usuários e, assim, consolidar a fidelização dos clientes que passarem por seu posto.

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