Como escolher o melhor local para montar um posto de combustível?

Quando falamos em montar um posto de combustível, muitas pessoas acreditam que não tem como dar errado. Afinal, ele comercializa um produto extremamente necessário na sociedade atual.

No entanto, é prudente prestar atenção a alguns detalhes, como a localização. Um negócio mal situado pode ir à falência apenas por não ter observado os cuidados básicos na escolha do ponto comercial.

No post de hoje, vamos falar sobre como escolher o lugar ideal para montar um posto de combustível de sucesso. Acompanhe.

Analise o movimento

Antes de mais nada, é importante avaliar se o local em que você deseja montar o estabelecimento tem bastante movimento de veículos. Isso porque, por mais que diversas pessoas gostem de abastecer sempre no mesmo lugar, quanto mais carros passarem diariamente pelo posto de combustível, maior a chance de sempre ter clientes abastecendo. 

Estude a acessibilidade

Além de escolher um local com movimento intenso de carros, não esqueça de prestar atenção ao fluxo de veículos. Afinal, de nada adianta ter um estabelecimento em uma avenida em que a maior parte deles passa na direção contrária.

Portanto, analise se os motoristas poderão chegar facilmente ao posto de combustível. Prefira locais próximos a retornos e que não sofram rotineiramente com bloqueios temporários, como blitze de trânsito e feiras.

Verifique os possíveis desastres naturais

O Brasil não sofre com terremotos ou furacões. Apesar disso, temos alguns outros incidentes naturais que podem incomodar o dono do posto de combustível. Vale a pena, portanto, verificar a segurança do terreno escolhido em relação ao risco de deslizamentos e enchentes para evitar futuras dores de cabeça.

Pesquise o preço dos terrenos

Existe a falsa impressão de que um empreendimento localizado em uma região nobre sempre alcançará o sucesso. No caso do posto de combustível, porém, é preciso lembrar que o produto comercializado tem apelo para um público heterogêneo formado pelas mais diversas classes econômicas.

Portanto, é importante pesquisar bem o preço dos terrenos e o quanto será preciso investir. Às vezes, vale mais a pena estar localizado em uma área popular, distante do centro e das áreas de classe média-alta, em que o custo dos imóveis é mais acessível.

Desta forma, você pode manter o preço dos combustíveis em níveis atraentes por não ter precisado gastar além do necessário para a instalação do estabelecimento.

Leve a concorrência em consideração

Não é raro encontrarmos locais com mais de um posto de combustível. É essencial, portanto, estudar se a localização comporta mais um estabelecimento desse tipo ou não.

Sempre é melhor dar preferência para locais que ainda não tenham posto de combustível. É nesses lugares, afinal, que se encontra um público carente de tal prestação de serviço.

Consulte o plano diretor da cidade

Além das estratégias de marketing, o empresário deve estar atento à legislação da localidade em que pretender montar o posto de combustível. A construção deve ser aprovada pela prefeitura, uma vez que as cidades têm limitações em algumas regiões para determinados tipos de empreendimentos.

Gostou das nossas dicas sobre como montar um posto de combustível bem localizado? Então acesse nosso texto sobre como abrir um posto sem dor de cabeça.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!