Como abrir um posto de combustível sem dor de cabeça?

Se você está pensando em abrir um posto de combustíveis, encontrou o post certo!

O mercado é bom e a demanda continua crescente, mas saiba que postos de combustíveis são estabelecimentos regulados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, se submetem ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) no que se refere aos aspectos ambientais envolvidos. Desse modo, você deve se inteirar das exigências legais oriundas desses órgãos para implantar o seu negócio.

Além disso, algumas particularidades do segmento precisam ser consideradas. Acompanhe este post e saiba como abrir um posto de combustível sem dor de cabeça.

Entenda o mercado e escolha a sua bandeira

As demandas de combustíveis são crescentes, principalmente em razão do número cada vez maior de veículos em circulação. Nesse sentido, o segmento de mercado para postos de combustíveis continua muito bom.

No entanto, é necessário conhecer sua região e conduzir uma boa pesquisa de mercado para o local escolhido com vistas à instalação de um novo posto. Ao mesmo tempo você deve escolher a bandeira (a distribuidora) com a qual pretende trabalhar — ou se a sua ideia é atuar como “bandeira branca” (sem vínculo definitivo com uma distribuidora).

Adotando uma bandeira a distribuidora pode arcar com boa parte das despesas da construção e da manutenção. Por outro lado, suas relações serão regidas por um contrato de exclusividade, limitando sua liberdade comercial — o que não acontece em postos de “bandeira branca”.

Saiba quais são as exigências legais

Para abrir um novo posto de combustíveis você precisa se familiarizar com as exigências da legislação ambiental — em especial a Resolução CONAMA N. 273/2000 e suas atualizações. Do mesmo modo, deve conhecer as previsões da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que regula o setor.

Nesse sentido, é importante buscar uma orientação especializada para que nada passe despercebido ao longo do processo de licenciamento para regularização da atividade e sua instalação. Isso pode ser conseguido junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo em cada estado.

Avalie os investimentos necessários

A instalação de um posto de combustíveis requer, de modo geral, 5 tipos de recursos financeiros para sua efetivação:

  1. legalização das instalações (licenças, registros, honorários);
  2. construção e reforma das instalações;
  3. equipamentos de infraestrutura e operacionais;
  4. mobiliário e equipamento administrativo;
  5. capital de giro (até tornar-se autossustentável).

Considere a implantação de uma boa infraestrutura

Para prestar bons serviços e avançar sobre a concorrência você deve considerar a implantação de uma boa infraestrutura. Assim, veja os aspectos principais a serem abordados:

  • área de abastecimento (a área fim, a mais importante comercialmente);
  • área de lubrificação e troca de óleo (e outros serviços oferecidos);
  • área administrativa (o escritório do posto);
  • área de armazenamento de produtos (o almoxarifado do posto);
  • vestiários e sanitários da equipe.

Constitua uma boa equipe para o seu posto

Todo o planejamento anterior, o investimento e a obra do posto só terão sentido se você puder contar com uma boa equipe. Isso significa dispor de colaboradores bem capacitados e em condições de garantir o seu espaço no mercado varejista de combustíveis.

Portanto, não economize nesse quesito e mantenha seu pessoal permanentemente capacitado para inserir a sua empresa no mercado de modo definitivo.

Gostou deste post? Agora que você já tem uma boa ideia de como abrir um posto de combustível, compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais! Assim você permite que eles também fiquem por dentro de tudo que interessa aos empresários de postos de combustíveis!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!