Orçamento empresarial: 5 dicas para montar o do seu posto de combustível

O orçamento empresarial é muito importante para um posto de combustível ser competitivo, aumentar os lucros e ter condições de enfrentar as oscilações do mercado. Isso porque ele é responsável por detalhar as receitas e as despesas.

Além disso, permite que haja uma análise crítica da situação financeira de uma empresa. Assim, contribui para os investimentos serem feitos de maneira mais inteligente, o que evita o endividamento.

Neste post, vamos apresentar 5 dicas para um posto elaborar o orçamento com foco na melhoria dos resultados. Confira:

1. Monte um diagnóstico da empresa

O orçamento empresarial apenas será útil, caso seja feito um diagnóstico das finanças. Essa medida é fundamental para uma organização analisar como está inserida no mercado, verificando os pontos fracos, as potencialidades e as chances de obter um desempenho mais expressivo.

Para que a avaliação da conjuntura econômica da empresa seja feita com precisão, é necessário que sejam coletados dados sobre as receitas e os gastos dos últimos 3 anos. Podem ser analisadas informações referentes a vários fatores, como:

  • gastos extras;
  • impostos;
  • média de lucro obtida;
  • períodos com maior número de vendas;
  • quantitativo médio de vendas dos anos anteriores.

2. Determine os objetivos e as metas

À medida que um empreendedor possui dados relevantes sobre uma empresa, maiores são as probabilidades de estabelecer objetivos e metas que contribuam para o crescimento do negócio.

Com um conhecimento do mercado e das possibilidades de investimento, as estratégias para conquistar os consumidores terão mais condições de atingir o patamar esperado. Por isso, é essencial que as metas sejam determinantes para motivarem os colaboradores e aumentarem o prestígio da empresa junto ao público-alvo.

Administrando as finanças com sabedoria, a empresa pode fazer promoções que atraiam os clientes e investir em capacitações que proporcionem aos funcionários uma performance mais expressiva.

3. Faça uma lista dos custos fixos e variáveis

Uma organização precisa ter um amplo conhecimento das despesas para montar o orçamento com inteligência. Para isso, o ideal é apresentar informações sobre os custos fixos que abrangem vários itens, como:

  • aluguel;
  • hospedagem do site;
  • salários
  • serviços de contabilidade
  • seguros.

Também é indicado ter uma lista com os custos variáveis que contemple vários gastos, por exemplo:

  • conta de água;
  • conta de energia;
  • publicidade;
  • participação em eventos;
  • treinamentos.

Ao identificar os tipos de despesa, um posto de combustível pode promover reduções de gastos que permitam ao negócio enfrentar as oscilações do mercado com mais tranquilidade.

4. Elabore projeções para as finanças

O orçamento empresarial precisa de uma estimativa sobre como estarão as receitas e as despesas em cada período.

Imagine que o posto de combustível tem menos vendas durante o primeiro trimestre: com base nesse dado, o empresário pode prever o quanto deverá gastar com combustíveis e outros produtos para manter a lucratividade.

A previsão orçamentária também é importante para uma empresa contar com o capital de giro e verificar o melhor momento para a compra de equipamentos.

Essa iniciativa, ainda, é fundamental para que a negociação com os fornecedores obtenha excelentes resultados. Ao conseguir mercadorias por um valor mais em conta, o empreendimento pode fazer promoções que cativem os consumidores e aumentem as vendas.

5. Acompanhe os resultados com orçamento empresarial

Sem dúvida, ter uma projeção das receitas e das despesas é uma ação relevante para planejar investimentos e fazer cortes. Porém, isso somente será positivo para uma empresa, caso haja um monitoramento das finanças.

Nem sempre as receitas vão alcançar o resultado previsto. Ao constatar que a empresa não tem condições de fazer investimentos em uma determinada época do ano, o empreendedor evitará o endividamento e manterá o negócio longe da falência.

A falta de acompanhamento do orçamento é uma das razões que fazem alguns empresários terem dificuldades para estar com as contas em dia e honrar os compromissos com funcionários e fornecedores.

Para elaborar um orçamento empresarial interessante para o seu negócio, leia agora mesmo este post sobre a rotina administrativa de um posto de combustível. Afinal, o conhecimento é peça-chave para o sucesso!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!