Saiba como ter um bom controle financeiro na sua empresa em 2018

Controle financeiro é a atividade que visa coordenar e avaliar a condição financial de uma empresa. Ele é feito por meio da análise dos relatórios de resultados passados, do levantamento da situação do fluxo de caixa e do planejamento anual do negócio.

Esse processo permite ao empresário saber a situação de seu dinheiro, entendendo quanto entra e quanto sai do caixa em cada período, e qual é o destino desse capital. Por isso, a organização dos processos é fundamental: sem os devidos cuidados administrativos, o controle financeiro fica inviável.

Separamos 5 dicas que vão ajudar você a ter mais organização e, consequentemente, um melhor controle financeiro de sua empresa. Confira elas a seguir!

1. Faça o fluxo de caixa constantemente

Acompanhar a movimentação financeira de sua empresa é, certamente, o primeiro passo para ter controle financeiro.

Estipule períodos em que será feito o balanço do fluxo de caixa. É recomendado que a conferência seja feita diária, semanal e mensalmente. Esse método evita que informações sobre as entradas e saídas de caixa deixem de ser computadas e esquecidas.

2. Separe as contas pessoais das do negócio

Misturar contas pessoais e empresariais é um erro comum, mas muito prejudicial para o controle de gastos do negócio.

Essa prática dificulta o rastreio do dinheiro, impossibilitando que o empresário saiba, com precisão, se os resultados mensais são fruto do baixo desempenho do posto de combustível ou da má utilização dos recebimentos. Em função disso, a separação entre as contas é necessária.

3. Elabore um planejamento financeiro anual

Para controlar o desenvolvimento de seu negócio, é importante analisar os resultados dos períodos anteriores e projetar as expectativas para o novo ano.

Ao elaborar o planejamento anual, o empresário tem em mãos o que é esperado da empresa em cada mês, podendo criar planos de ação para solucionar possíveis inadequações com o que estava previsto.

4. Defina um salário para você

O lucro da empresa não é o salário do empresário. Muito pelo contrário, o ideal é que todas as pessoas envolvidas com o negócio recebam seu próprio salário e que os lucros gerados sejam reinvestidos ou deixados em um fundo de emergência.

Assim, a empresa ganha um fluxo constante de capital de giro, pode lidar com eventualidades sem o risco de falir e ainda consegue aplicar uma parte de seus recursos no aprimoramento da estrutura ou expansão da área de atuação.

5. Avalie periodicamente a cadeia logística e os fornecedores

Nada no mercado é estável. As empresas mudam e se aprimoram constantemente e isso significa que, em algum momento, seus fornecedores deixarão de ser a melhor opção disponível.

Por isso é importante pesquisar constantemente sobre as condições de entrega de combustível, comparar o preço dos fretes e verificar se as condições de pagamento que você tem acesso são, de fato, as melhores possíveis.

Ao respeitar estas 5 dicas, você começará 2018 com o pé direito e seus problemas financeiros reduzirão consideravelmente. Mas lembre-se: para ter controle financeiro é preciso, antes de qualquer coisa, se organizar!

Para mais artigos como este, assine nossa newsletter! Por meio dela você recebe dicas e novidades diretamente em seu e-mail.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Saiba como ter um bom controle financeiro na sua empresa em 2018”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!