Afinal, o que é melhor: montar ou comprar um posto de combustível?
Quando há uma possibilidade de conquistar o seu próprio negócio, é importante considerar todos os pontos relativos à escolha, para ter certeza de que o investimento será seguro e preciso.
Uma opção interessante de aplicação é o mercado de combustíveis. O setor apresenta o início de uma recuperação, com crescimento de 0,4% no consumo em 2017. E a tendência é que o crescimento continue.
A aquisição de postos de combustíveis é uma prática que ganha cada vez mais força no mercado. Mas é melhor montar ou comprar um posto de combustível? Veja o que é necessário para fazer uma escolha consciente.
Valor de investimento
O capital inicial necessário para comprar um posto de combustível é relativamente menor do que para montar um do zero. Isso porque há custos com a aquisição de equipamentos novos e contratação de funcionários, que representam uma sobrecarga de gastos no momento inicial de abertura.
Quando você adquire um estabelecimento já pronto, o valor de depreciação pelo uso a longo prazo está embutido, diminuindo o custo de compra.
Tempo para começar o funcionamento
Ao montar o seu posto de combustíveis, é preciso ter todos os equipamentos disponíveis no ato de abertura: bombas, máquinas de pagamento, mangueiras, iluminação, itens de identidade visual, entre outros.
A compra de cada um deles demanda tempo de pesquisa, aquisição, entrega e instalação. Se você quer investir para começar a gerar lucros logo, a demora pode ser prejudicial.
Ao comprar um estabelecimento pronto, todos esses itens estruturais já estão presentes e instalados, de forma que poderá abri-lo quase que imediatamente.
Qualidade dos equipamentos
Os equipamentos presentes em um posto de combustíveis podem até ser de qualidade, porém, já tiveram um desgaste pelo seu uso, o que pode gerar necessidade de reformas mais rapidamente. É importante considerar esse ponto ao realizar a sua escolha.
Por outro lado, quando o local é projetado do início, você pode pesquisar quais são os melhores equipamentos a serem instalados, sendo uma escolha sua, tendo um maior controle sobre a qualidade dos itens adquiridos.
Público fidelizado
Quando você adquire um posto em funcionamento, conta com a vantagem de que há um público consumidor acostumado a frequentar o espaço.
Muitas vezes a mudança de donos é tão sutil que o cliente não percebe a diferença, continuando a frequentar e abastecer o seu veículo no local.
Quando você começa um posto de combustível do zero, há um certo receio do público em relação à qualidade e autenticidade do material comercializado, fazendo com que haja uma demora no aumento das vendas.
Possibilidade de preservar os fornecedores
Quando há transferência de um posto para o outro, pode-se conseguir preservar os fornecedores, de forma a facilitar a aquisição de insumos para seu estabelecimento. Além disso, é possível obter melhores condições, permitindo um preço mais acessível e maximização dos lucros.
Ao montar seu posto de combustíveis, você deve pesquisar quais são os mais confiáveis e começar a estabelecer uma relação de confiança com a empresa. Assim, levará um tempo para que adquira condições diferenciadas de compra.
Por meio desses comparativos, é possível analisar qual é a melhor opção para você, se é montar ou comprar um posto de combustível. O importante é que seja a escolha mais vantajosa para você.
Essa escolha deve ser realizada por meio de um bom planejamento, de forma a saber quais são as melhores opções para aplicar o seu dinheiro. Porém, se ainda restar dúvidas, conte com ajuda especializada, que indicará os caminhos para investir o seu capital.
Quer mais dicas de como investir nessa área? Assine nossa newsletter e receba todas as informações diretamente em seu e-mail.
4 comentários em “Afinal, o que é melhor: montar ou comprar um posto de combustível?”