Como montar um posto de combustível? Confira aqui o passo a passo!

O planejamento é fundamental para uma empresa apresentar bons resultados e se manter competitiva. Por isso, é indispensável estudar bastante para saber como montar um posto de combustível. Além de contar com recursos financeiros, você deve adquirir conhecimentos capazes de melhorar a gestão do seu negócio e atrair colaboradores de alto nível.

Ao longo deste post, apresentamos os fatores que podem ajudar a iniciar essas atividades da melhor forma possível. Boa leitura!

Escolha a localização com cuidado

A boa localização do posto de combustível é crucial para a sustentabilidade do seu negócio. Afinal, os clientes apreciam a comodidade e desejam resolver suas demandas cotidianas com o mínimo de esforço e o máximo de praticidade.

Estar em uma região de fácil acesso, movimentada e segura, constitui o cenário mais favorável para o desenvolvimento de sua base de clientes e a obtenção de lucros cada vez mais expressivos. Além disso, favorece o deslocamento dos funcionários, contribuindo para evitar atrasos e manter a produtividade em patamares adequados.

Invista na divulgação

Considere a seguinte situação: um empresário escolheu uma excelente localização para o seu posto de combustível e está bastante atento às regras para iniciar seu empreendimento. Porém, cometeu um erro grave: ignorou o poder da divulgação para estimular as vendas.

Segundo o velho adágio popular, “a propaganda é a alma do negócio”. Pensando nisso, é imperioso fazer uma boa publicidade por meio de outdoors e da distribuição de folders nas proximidades do local.

Se possível, use faixas ou placas anunciando a abertura do posto e a oferta de serviços e produtos com preços atrativos. Vale a pena apostar nas redes sociais (tais como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc.) para divulgar as promoções.

Avalie ser bandeira branca ou bandeirado

Muitos empresários ficam divididos entre operar com bandeira branca ou optar por uma distribuidora. Na primeira alternativa, é mais fácil negociar preços vantajosos com os fornecedores, o que ajuda a fixar preços mais atraentes para os consumidores. Por outro lado, a ausência de uma marca famosa no fornecimento de combustíveis gera receio em alguns clientes que, assim, preferem os postos bandeirados.

A segunda opção faz com que o empresário fique preso a uma distribuidora, dificultando a negociação por preços mais competitivos. A grande vantagem é contar com o apoio de uma marca conhecida no mercado, o que atrai muitos clientes. Além disso, a distribuidora pode custear as obras de infraestrutura do posto, viabilizando o negócio.

Busque assessoria especializada para garantir o sucesso do seu posto de combustível

São muitos os detalhes relacionados à montagem de um posto de combustível. Portanto, contar com um serviço de assessoria especializado é, de fato, uma grande ideia. Dessa forma, você receberá orientações pertinentes sobre os mais diversos aspectos que impactarão a abertura do seu negócio, auxiliando-o a efetivar ações como

  • escolher um local adequado para o posto;
  • ter mais facilidade em resolver questões burocráticas;
  • elaborar ações de divulgação e comercialização;
  • criar estratégicas de negociação com os fornecedores.

Fique atento aos aspectos burocráticos e ambientais

Para ser um empreendedor de sucesso, é necessário bastante atenção e planejamento. A legislação brasileira obriga o empresário a atender uma série de requisitos relativos a aspectos trabalhistas, tributários e ambientais.

Ao iniciar suas atividades empresariais, é altamente recomendável entrar em contato com a prefeitura, a fim de se inteirar das normas e procedimentos exigidos para a construção e/ou operação de postos de combustíveis.

Após obter as licenças necessárias, para atuar no setor de varejo de combustíveis é preciso conseguir o certificado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Fique atento à questão ambiental, pois, o contato com substâncias presentes nos combustíveis oferece riscos à natureza e à saúde de clientes e funcionários.

Ao refletir sobre como montar um posto de combustível, a segurança é um elemento que, de modo algum, pode ser negligenciado. Nesse sentido, os colaboradores devem ser instruídos a adotarem medidas voltadas à prevenção de acidentes e ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Gostou do nosso artigo? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para o seu posto de combustível!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Como montar um posto de combustível? Confira aqui o passo a passo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!