Melhor forma de pagamento: como cobrar dos clientes de seu posto de combustível?

Muitas dúvidas cercam os donos de postos de combustíveis. Uma delas é sobre qual seria a melhor forma de pagamento e como deve ser feito o procedimento de forma legal, seguindo normas já estabelecidas. 

Neste post, falaremos sobre a Resolução ANP Nº 41 DE 05/11/2013, sobre as formas mais comuns de pagamento e, por fim, sobre a importância do controle financeiro para o sucesso do negócio. Acompanhe!

Veja o que diz a Resolução ANP Nº 41 sobre a forma de pagamento

A resolução em questão, datada do ano de 2013, tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o arcabouço legal envolvendo a atividade de revenda varejista de combustíveis.

Ela deixa claro que os clientes devem ter acesso fácil às formas de pagamento, que devem ser informadas nas bombas de abastecimento. Outras informações que precisam estar em locais de rápida visualização são o preço dos combustíveis, a disponibilidade de pagamento a prazo e à vista, entre outras.

Conheça a melhor forma de pagamento para o seu posto de combustível

Assim como em outros negócios, as opções de pagamento em um posto de combustível costumam ser as mesmas: em dinheiro, cartões de crédito ou débito e os pagamentos em cheques. Cada um deles possui suas características próprias e devem ser observados de forma individual.

Pagamento em dinheiro

O pagamento em dinheiro é a forma mais conhecida — embora, nos últimos anos, venha perdendo espaço para os cartões de crédito e débito. Como principal vantagem, destaca-se a liquidez que o dinheiro em espécie apresenta.

A principal desvantagem é a questão da segurança envolvendo o seu armazenamento. Outro ponto a levar em consideração é o troco, que costuma ser um problema caso não seja feito um planejamento adequado.

Pagamento em cartões de crédito e débito

Com a evolução tecnológica, o pagamento por cartão de crédito e débito tem se popularizado cada vez mais.

Sua principal vantagem é não excluir os clientes que utilizam exclusivamente essa forma de pagamento, ampliando as possibilidades de negócio do seu posto de combustível. Já as desvantagens são as taxas pagas às bandeiras dos cartões. 

Pagamentos em cheques

Apesar de ser a forma de pagamento que mais tem caído em desuso nos últimos anos, ela ainda corresponde a uma importante alternativa para o seu negócio.

Como principal vantagem, a aceitação de cheques amplia a possibilidade de potenciais clientes. Já como principal ponto negativo, destaca-se a insegurança que esse tipo de pagamento apresenta.  

Saiba a importância do controle financeiro para o sucesso do negócio

Independentemente das formas de pagamento que você opte por receber em seu estabelecimento, é fundamental que esteja atento quanto ao controle financeiro do dinheiro que recebe, seja ele em espécie, em cartões de crédito ou débito e em cheque, criando alternativas para aumentar a segurança do recebimento.

Sendo assim, não há pior ou melhor forma de pagamento: todas as opções são válidas. O importante é que você esteja atento quanto ao controle e gestão de finanças, e que os funcionários estejam preparados para receber todas as formas de pagamento que você optou por oferecer em seu posto.

Agora que você já sabe sobre as formas de pagamentos existentes para o seu posto de combustível, assine a nossa Newsletter e receba em sua caixa de entrada mais informações como esta!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Melhor forma de pagamento: como cobrar dos clientes de seu posto de combustível?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!