Como deve ser a avaliação de desempenho dos funcionários do posto

Toda empresa precisa adotar procedimentos para verificar como os funcionários desenvolvem as atividades no dia a dia. Por isso, um posto de combustível pode perfeitamente implantar uma avaliação de desempenho.

Essa iniciativa permite analisar o comportamento de um colaborador ou de um grupo de empregados. Além disso, quando é aplicada de maneira correta, possibilita a comunicação mais direta entre os funcionários e os gestores.

Neste post, destacamos a relevância dessa ação para um posto de combustível e as medidas ideais para que proporcione bons resultados. Confira!

Entenda a importância da avaliação de desempenho

De que maneira uma empresa pode conhecer as características dos seus funcionários? Uma boa alternativa é usar um procedimento que verifique como eles se comportam diante dos colegas de trabalho e dos clientes.

Com uma ferramenta de avaliação de desempenho, é possível medir uma série de fatores. Entre eles:

  • o alinhamento do empregado à cultura organizacional;
  • sua capacidade de comunicação;
  • sua contribuição para atingir as metas da empresa;
  • seus pontos fortes;
  • os aspectos que precisam ser desenvolvidos.

Com isso, ela ajuda, inclusive, a encontrar profissionais com potencial para exercer cargos de liderança. Empresas com colaboradores que sabem engajar a equipe têm mais chances de atingir um rendimento de alto nível, o que é ótimo para expandir os lucros.

Pense no melhor método para aplicá-la

Não basta adotar um recurso para avaliar os funcionários, é preciso escolher a melhor forma de implantá-lo. Isso porque, a depender do método utilizado, pode haver atrito entre os empregados. Essa situação prejudica o ambiente de trabalho e o rendimento da equipe.

Por isso, é recomendável ter muito cuidado para escolher o método de avaliação de desempenho. Atualmente, há várias opções:

  • autoavaliação: o próprio funcionário analisa como tem contribuído para a companhia e cita seus pontos fortes e fracos;
  • escala gráfica: o gestor utiliza uma tabela montada previamente e avalia o rendimento do funcionário como excelente, bom, regular ou insuficiente;
  • avaliação 180º: os empregados são avaliados pelos gestores, que devem interagir com a equipe para mostrar os resultados;
  • avaliação 360°: o funcionário é avaliado por colegas de trabalho, consumidores, gestores e os principais dirigentes da empresa;
  • avaliação por competências: verifica como o funcionário se comporta de acordo com competências consideradas importantes para a organização.

Inegavelmente, há muitas alternativas para analisar como os colaboradores desempenham suas atividades. O importante é escolher o método mais adequado para seu posto de combustível.

Tenha foco na periodicidade

Se a avaliação de desempenho for usada uma única vez, não vai se tornar um hábito no estabelecimento. Por isso, é essencial determinar uma periodicidade para a sua ocorrência: pode ser trimestral, semestral ou anual, por exemplo.

O ideal é fixar um intervalo que permita fazer uma análise correta da postura do empregado e que dê a ele tempo hábil para uma melhora no rendimento. Caso isso seja feito, a avaliação será bastante útil para a organização se tornar mais competitiva.

Avalie os colaboradores de acordo com o cargo

Uma boa avaliação de desempenho deve ser justa. Há funções em que aspectos como a liderança, a comunicação e a flexibilidade têm peso maior. Por outro lado, há cargos em que o cumprimento de prazos e o comprometimento são mais valorizados.

Por isso, é imprescindível que a avaliação não seja rígida. Em outras palavras, valorize os pontos mais importantes em cada função, de acordo com as atribuições. Assim, os profissionais serão analisados de forma mais justa e inteligente.

Independentemente do porte da empresa, aplicar um método para analisar a equipe é indispensável para ter resultados mais expressivos. Não adotar a avaliação de desempenho é um erro grave no mundo corporativo, porque provoca acomodação e ausência de foco na melhoria contínua.

Gostou deste conteúdo? Se quer ter empregados qualificados e produtivos, continue com a gente e leia sobre como montar uma equipe de sucesso no seu posto de combustível.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como deve ser a avaliação de desempenho dos funcionários do posto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!