Como deve ser a avaliação de desempenho dos funcionários do posto

Toda empresa precisa adotar procedimentos para verificar como os funcionários desenvolvem as atividades no dia a dia. Por isso, um posto de combustível pode perfeitamente implantar uma avaliação de desempenho.

Essa iniciativa permite analisar o comportamento de um colaborador ou de um grupo de empregados. Além disso, quando é aplicada de maneira correta, possibilita a comunicação mais direta entre os funcionários e os gestores.

Neste post, destacamos a relevância dessa ação para um posto de combustível e as medidas ideais para que proporcione bons resultados. Confira!

Entenda a importância da avaliação de desempenho

De que maneira uma empresa pode conhecer as características dos seus funcionários? Uma boa alternativa é usar um procedimento que verifique como eles se comportam diante dos colegas de trabalho e dos clientes.

Com uma ferramenta de avaliação de desempenho, é possível medir uma série de fatores. Entre eles:

  • o alinhamento do empregado à cultura organizacional;
  • sua capacidade de comunicação;
  • sua contribuição para atingir as metas da empresa;
  • seus pontos fortes;
  • os aspectos que precisam ser desenvolvidos.

Com isso, ela ajuda, inclusive, a encontrar profissionais com potencial para exercer cargos de liderança. Empresas com colaboradores que sabem engajar a equipe têm mais chances de atingir um rendimento de alto nível, o que é ótimo para expandir os lucros.

Pense no melhor método para aplicá-la

Não basta adotar um recurso para avaliar os funcionários, é preciso escolher a melhor forma de implantá-lo. Isso porque, a depender do método utilizado, pode haver atrito entre os empregados. Essa situação prejudica o ambiente de trabalho e o rendimento da equipe.

Por isso, é recomendável ter muito cuidado para escolher o método de avaliação de desempenho. Atualmente, há várias opções:

  • autoavaliação: o próprio funcionário analisa como tem contribuído para a companhia e cita seus pontos fortes e fracos;
  • escala gráfica: o gestor utiliza uma tabela montada previamente e avalia o rendimento do funcionário como excelente, bom, regular ou insuficiente;
  • avaliação 180º: os empregados são avaliados pelos gestores, que devem interagir com a equipe para mostrar os resultados;
  • avaliação 360°: o funcionário é avaliado por colegas de trabalho, consumidores, gestores e os principais dirigentes da empresa;
  • avaliação por competências: verifica como o funcionário se comporta de acordo com competências consideradas importantes para a organização.

Inegavelmente, há muitas alternativas para analisar como os colaboradores desempenham suas atividades. O importante é escolher o método mais adequado para seu posto de combustível.

Tenha foco na periodicidade

Se a avaliação de desempenho for usada uma única vez, não vai se tornar um hábito no estabelecimento. Por isso, é essencial determinar uma periodicidade para a sua ocorrência: pode ser trimestral, semestral ou anual, por exemplo.

O ideal é fixar um intervalo que permita fazer uma análise correta da postura do empregado e que dê a ele tempo hábil para uma melhora no rendimento. Caso isso seja feito, a avaliação será bastante útil para a organização se tornar mais competitiva.

Avalie os colaboradores de acordo com o cargo

Uma boa avaliação de desempenho deve ser justa. Há funções em que aspectos como a liderança, a comunicação e a flexibilidade têm peso maior. Por outro lado, há cargos em que o cumprimento de prazos e o comprometimento são mais valorizados.

Por isso, é imprescindível que a avaliação não seja rígida. Em outras palavras, valorize os pontos mais importantes em cada função, de acordo com as atribuições. Assim, os profissionais serão analisados de forma mais justa e inteligente.

Independentemente do porte da empresa, aplicar um método para analisar a equipe é indispensável para ter resultados mais expressivos. Não adotar a avaliação de desempenho é um erro grave no mundo corporativo, porque provoca acomodação e ausência de foco na melhoria contínua.

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1 comentários em “Como deve ser a avaliação de desempenho dos funcionários do posto”

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