5 lições de liderança que você precisa conhecer

Conduzir uma equipe para obter resultados expressivos é um dos objetivos de qualquer gestor. Para atingir essa meta, é interessante conhecer as lições de liderança de grandes personalidades da história mundial.

Neste post, vamos mostrar 5 exemplos de personagens marcantes que venceram as adversidades e chegaram ao sucesso. Ao conhecer a trajetória desses líderes, você vai perceber como é possível engajar os colaboradores em um posto de combustível. Confira!

1. Relacionamento faz a diferença

O imperador romano Júlio Cesar foi um dos maiores comandantes militares da história. Ele tinha como principal característica a capacidade de se relacionar bem com todos os integrantes de sua equipe.

Isso fazia com que ele soubesse as habilidades e as limitações de cada soldado. Dessa forma, explorava ao máximo o potencial dos liderados e conquistava a confiança de todos. Com certeza, ser uma referência para um conjunto de pessoas é uma prova de liderança.

Para os que administram um posto, é essencial ter uma boa relação com os empregados, porque vai motivá-los a trabalhar com mais vontade de atingir as metas.

2. Planejamento ajuda a construir boas ações

O ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill se destacou por evitar que o exército nazista da Alemanha invadisse o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi bem-sucedido porque tinha como uma das maiores virtudes o planejamento.

Ou seja, possuía o talento de antever cenários e de adotar as medidas certas para alcançar os objetivos estabelecidos. Se uma empresa ignorar a necessidade de planejar as atividades, vai correr um grande risco de perder espaço para a concorrência.

Além disso, deixará os funcionários confusos sobre o andamento das ações, o que é muito ruim para qualquer negócio.

3. Motivação proporciona boas lições de liderança

Apontado como um dos melhores presidentes dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt teve um papel decisivo para retirar os EUA da crise econômica de 1929 por meio do New Deal (conjunto de reformas econômicas e políticas para estimular o consumo e promover o bem-estar social).

Para concretizar essa iniciativa, Roosevelt contou um aspecto essencial para alcançar o sucesso: a motivação. Mesmo diante de um cenário complicado, teve força de vontade de enfrentar os problemas e de reverter um quadro desfavorável.

Um empreendedor, para se diferenciar dos concorrentes, precisa estar sempre motivado a superar novos desafios. Ao mostrar determinação para vencer as dificuldades, um líder consegue o apoio da equipe. Isso é imprescindível para atingir as metas, mesmo em momentos mais complicados.

4. Diálogo possibilita conquistar as pessoas

Um dos grandes responsáveis pelo fim do Apartheid (regime de segregação social na África do Sul), o ex-presidente Nelson Mandela é uma das personalidades mais carismáticas e respeitadas do século 20.

Como ele conseguiu isso? Uma boa resposta é por meio de um diálogo inteligente com  todas as classes sociais. Valorizar a opinião de todos é uma prova de respeito e contribui para ganhar a simpatia das pessoas.

No caso de um posto de combustível, o proprietário deve manter um diálogo permanente com os colaboradores. Essa postura cria um bom ambiente de trabalho, favorece a identificação de erros e possibilita adotar as iniciativas corretas para aperfeiçoar os serviços.

5. Foco é um diferencial para alcançar bons resultados

Tirar um país da crise e recuperar a posição de potência mundial é um grande desafio. Com foco, a ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, implantou uma série de medidas impopulares na década de 80 do século passado.

Conhecida como a “dama de ferro”, ela manteve a posição firme e soube administrar as críticas. Graças a essa conduta, Thatcher teve condições de fazer reformas que propiciassem à Inglaterra retomar o crescimento econômico.

Quando um gestor tem foco em resultados, ele mostra determinação em superar os desafios. Isso influencia positivamente a equipe e a torna mais forte para vencer as dificuldades do cotidiano.

Com humildade e sabedoria, é possível seguir os bons exemplos de líderes que marcaram a nossa história. Espelhar-se nessas atitudes corretas é um dos melhores caminhos para chegar ao sucesso.

Se você está interessado em aplicar lições de liderança no seu posto de combustível, curta a nossa página no Facebook. Afinal, o conhecimento é essencial para bater metas!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “5 lições de liderança que você precisa conhecer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!