4 dicas para otimizar processos no posto de combustível
Toda empresa possui uma grande quantidade de processos e práticas correlacionadas com a atividade principal do negócio. Nessa perspectiva, é muito comum que essas outras tarefas demandem muito tempo e dedicação dos colaboradores e da equipe.
Pensando nisso, é fundamental mapear todos esses pontos e implementar estratégias para otimizar processos. Existem diversas formas de melhorar e alavancar essas tarefas em um posto de combustível. Nesse material, você vai encontrar um passo a passo de como implementar e transpor as 4 dicas aqui repassadas em seus negócios. Por isso, confira a leitura do artigo até o final. Vamos lá?
1. Mapeie os processos existentes
Em primeiro lugar, é importantíssimo saber exatamente quais são os processos de uma empresa. A partir disso, fica interessante traçar planos para otimizar processos.
Nesse mapeamento, deve ser feita uma análise geral de todo a empresa. Com isso, engloba-se os mais diversos processos que são aliados ao dia a dia normal do negócio. Um exemplo para compreender melhor esse mapeamento é demonstrado logo abaixo!
Imagine que um determinado posto de combustível realize suas atividades normalmente no seu mercado de atuação. Além da venda de combustíveis, existem outras tarefas: venda de produtos na loja de conveniência, serviços de limpeza, troca de óleo e a parte administrativa da gestão do comércio.
Todos esses processos devem ser mapeados, de forma prévia. Pense nisso!
2. Identifique falhas
As falhas e os gargalos precisam ser identificados rapidamente a fim de evitar problemas mais graves para o negócio. O ponto principal quando se trata das falhas é compreender que elas precisam ser corrigidas. É exatamente nesse aspecto que a otimização pode contribuir para melhorias significativas.
Em um posto de combustíveis, existem falhas características aos mais diversos empreendimentos. Veja no próximo tópico algumas delas!
3. Observe falhas no atendimento dos frentistas
Um bom atendimento é vital para qualquer tipo de comércio. Afinal, os clientes são a força motriz para perpetuar uma ideia empreendedora e fazer com que ela prospere por muitos e muitos anos. Todas as estratégias podem se tornar fracassadas se os frentistas pecarem na hora do atendimento.
Por isso, é imprescindível que haja investimentos constantes em treinamentos para solucionar qualquer tipo de problema. Além disso, preparar os frentistas para lidar com os mais diversos tipos de clientes utilizando a inteligência emocional pode ser um diferencial para o posto de combustível.
4. Verifique a organização de fila
A fila também está intimamente correlacionada com a prestação de um bom atendimento ao cliente. Para tanto, devem haver normas de organização e hierarquia, prezando sempre pela prestação de um serviço que respeite a ordem de chegada.
Placas indicativas e treinamentos para os colaboradores são duas estratégias muito válidas na hora de otimizar processos.
Um posto de combustível é uma excelente opção de negócio para quem almeja investir e alavancar o seu patrimônio pessoal. Como qualquer tipo de empreendimento, há a necessidade de se preparar para as mais diversas situações que podem ocorrer no dia a dia. Otimizar processos é uma forma inteligente de reduzir gastos e aumentar a margem líquida da atividade. Você se interessou por esse assunto? Então, amplie seus conhecimentos sobre como otimizar a rotina administrativa de um posto.