Descubra 5 motivos para se associar ao sindicato

Apesar de exercer a sua atividade profissional de forma individual, o trabalhador que naturalmente pertence a uma categoria formada por seus pares também pode, a partir dessa coletividade, adquirir benefícios e vantagens bastante relevantes.

Uma associação sindical oferece ao trabalhador ou à empresa uma rede de benefícios individuais e vantagens para o desenvolvimento da sua própria profissão. Grande parte das empresas e da PEA (População Economicamente Ativa) do país já despertaram para a importância desses grupos e dos benefícios adquiridos na associação.

No Brasil, já são mais de 16,9 milhões de sindicalizados segundo os números da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE em 2016, o que representa quase 12,1% da população. Continue a leitura e conheça os 5 principais motivos para se associar ao sindicato.

1. Garantia de respaldo jurídico

Uma das melhores maneiras que um sindicato possui para zelar efetivamente por seus associados é por meio do respaldo jurídico que proporciona à sua categoria.

Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, um sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa e assumem a liderança em negociações coletivas.

Para isso, a sua atuação pode ser direcionada tanto para a orientação legal direta dos trabalhadores em casos específicos ou coletivamente para garantia de direitos adquiridos.

2. Acesso a descontos

Outra função importante na atuação dos sindicatos é a manutenção de programas de convênios que visam proporcionar vantagens econômicas aos seus associados e à categoria como um todo.

Esse é um item importante para ser levado em consideração ao se associar ao sindicato, pois são benefícios que extrapolam o exercício da função ou da categoria propriamente dita, transpondo as vantagens sindicais para outros aspectos importantes da vida dos associados, como em educação, saúde, lazer, alimentação etc.

São descontos permanentes ou temporários, promoções e demais ações pontuais que são promovidas de maneira constante em benefício dos associados.

3. Oportunidades de cursos e treinamentos

O aprimoramento profissional dos associados e o zelo pela correta atuação profissional da categoria como um todo é outra grande vantagem dos sindicatos.

Esses serviços são oferecidos de maneira gratuita e podem abordar desde temas mais técnicos, estritamente relacionados à profissão, como outros mais abrangentes e complementares que proporcionam melhor formação e bem-estar em outras áreas igualmente importantes, como saúde pessoal, aprendizado de idiomas ou motivacionais.

4. Fontes de informação

Na era da informação, o acesso a conteúdo de alta qualidade e em primeira mão representa vantagem competitiva para as empresas. Os sindicatos geralmente são as fontes primárias de informações sobre um setor, sendo referência para o conhecimento sobre tudo o que acontece em uma indústria.

Por meio deles é possível que os associados acompanhem o desempenho do mercado e tenham fácil acesso aos principais indicadores setoriais, boletins informativos e demais estudos sobre temas do interesse da indústria, contando com sólidos subsídios para a tomada de decisões, seja no âmbito empresarial ou do trabalhador profissional.

5. Promovem integração e troca de experiências

Sendo membro de um sindicato, empresários e trabalhadores podem usufruir de uma rede de contatos de alto nível para assimilar insights e boas práticas às suas atividades. O network é composto, além de outros empresários, por federações de nível estadual e federal, universidades e outras instituições.

No caso de empresas sindicalizadas, ainda existe a possibilidade de compras coletivas e aumento do poder de negociação com fornecedores de insumos, gerando redução de custos. A integração dos sindicatos torna rápida a identificação de riscos e oportunidades potenciais, proporcionando aos associados a melhora do ambiente de negócios.

Agora que as vantagens da filiação estão mais claras, a decisão pela associação também é facilitada. Se você atua como revendedor de combustíveis no estado de Minas Gerais, o convidamos a conhecer o Minaspetro.

Associar-se ao sindicato é ter acesso a treinamentos, convênios e suporte desde a abertura do posto até orientações nas áreas comercial, ambiental, jurídica e trabalhista. Entre em contato conosco agora mesmo e potencialize o sucesso da sua empresa.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!