Como superar a crise e vender mais no posto de combustível
Neste momento de crise política e econômica, o preço de tudo foi parar nas alturas — inclusive os preços dos combustíveis, que subiram de maneira assustadora, passando a pesar no bolso dos brasileiros e levando muitos a deixar o carro na garagem.
Isso, por sua vez, resulta na queda das vendas de combustível, o que é um péssimo fator para os donos e funcionários de postos de combustíveis. Por isso, é fundamental encontrar maneiras de “segurar as pontas” durante essa fase de dificuldade do nosso país. Pensando nisso, trazemos hoje dicas para superar a crise e aumentar as vendas em seu posto de combustível. Vamos lá?
Invista em marketing
Em tempos de crise e de recessão, é preciso conseguir se destacar no mercado, principalmente em um que está sendo tão atingido como o mercado de combustíveis. Aproveite a internet, a mídia que mais está em alta, e utilize as redes sociais como ferramentas para que você se reinvente.
Foque em um excelente atendimento ao cliente, em criar um bom ambiente de trabalho para seus funcionários e em oferecer um produto de qualidade. Não dê motivos para que nada nem ninguém possa estar fazendo sua marca virar pó através de simples comentários.
Lembre-se sempre de que o marketing “boca a boca” tem muito poder e, além disso, é totalmente gratuito. Por isso, dê motivos para sempre falarem bem do seu estabelecimento, do seu atendimento e do seu produto. Isso fará não apenas com que seu cliente retorne, mas que ele indique o seu estabelecimento para outras pessoas.
Fidelize seu cliente
É sempre bom quando um novo cliente chega para abastecer e comprar produtos na loja de conveniência. Mas o bom mesmo, para seu negócio, é que esse cliente volte novamente! Para que isso aconteça, é fundamental investir em fidelização do cliente, algo conquistado com atendimento personalizado e contato frequente. Veja três dicas fundamentais para fazer do seu cliente um bom “freguês”:
Conheça sua clientela
Esta é uma regra de ouro! Procure fazer um cadastro de seus clientes, coletando dados como nome, telefone e e-mail, e registre os contatos feitos e o histórico de compras de cada um.
Para dar um estímulo para os clientes se cadastrarem, ofereça um brinde ou promova um sorteio, para recompensar seus clientes pelo esforço e confiança. Tendo essas informações, você pode criar um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo seus produtos, serviços e divulgando promoções de maneira totalmente personalizada.
Mime seus clientes
Ganhar os clientes apenas pelo preço é uma estratégia perigosa. Por isso, procure formas de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos no seu posto — atenda bem, agradeça sempre pela preferência e tente premiar as compras mais significativas.
É possível, por exemplo, criar um registro de compras dos clientes com uma média de gastos mensal e, se o cliente ultrapassar a média, oferecer algum brinde ou bônus. Para garantir a preferência dos taxistas, por exemplo, experimente criar um espaço de descanso com café, água e jornal — e observe os ótimos resultados!
Adote o cartão de fidelidade
Esta é uma excelente forma de fidelizar seus clientes! Crie um programa de pontos para o seu cartão de fidelidade, estabeleça boas recompensas e estimule seus clientes a estarem sempre comprando, em busca da premiação.
O que você já tem feito para superar a crise e aumentar as vendas em seu posto de combustível? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
Ótimas dicas de venda, principalmente para crise que passamos.
Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.
Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br
Gostei do assunto abordado. Mas e no caso de um posto em uma cidade pequena, no qual as vendas são praticamente fixas no mês. Como posso melhorar?
Sempre realizo promoções em datas festivas, mas as vendas não mudam.
Olá Ana Paula! Tudo bem?
Que bom que o Blog do Minaspetro está sendo útil para o seu negócio 😀.
Ana, é possível aumentar o faturamento através de outras ações além da venda de combustíveis. Invista em um mix de serviços no posto, caso ainda não tenha. A ideia também é oferecer produtos não disponibilizados em outros estabelecimentos, como venda de produtos gourmet, especiarias, entre outros.
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Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br
Preciso de mais dicas sobre gerenciar e como fidelizar. Obrigado
Ótimas dicas obtive.
Olá Helbert. Tudo bem?
O Blog está sempre trazendo dicas para que você possa diversificar o seu negócio e extrair o potencial máximo dele.
Fique ligado que toda semana tem um artigo fresquinho para lhe ensinar um pouco mais sobre este segmento tão único como a revenda de combustíveis.
Desejamos sucesso em seu empreendimento.
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br