8 dicas para um atendimento campeão

8 dicas para um atendimento campeão

Prestar um bom atendimento é uma das melhores formas de garantir a satisfação do cliente e garantir que ele retorne ao seu posto de combustível. Simpatia no trato, agilidade na prestação do serviço, clareza na hora de fornecer informações e tirar dúvidas são práticas que devem ser padrão na sua equipe: elas fazem a diferença e estimulam o cliente a preferir o seu estabelecimento e não o do seu concorrente.

Confira algumas dicas para um atendimento campeão:

Aposte no sorriso como cartão de visitas

Um sorriso pode valer mais do que mil palavras. Um atendimento eficaz é aquele em que a equipe se mostra receptiva e agradável. Sorrir é uma forma de facilitar o contato com o cliente e deixá-lo à vontade para fazer o seu pedido.

Invista em um atendimento ágil

Agilidade é palavra de ordem quando o assunto é atendimento ao cliente em um posto de combustível. Nunca deixe o consumidor esperando, principalmente se a atividade que estiver sendo realizada não tiver relação como os negócios do posto.

Um simples momento de desatenção pode ser a senha para o cliente ir embora e nunca mais voltar. Mesmo que a equipe esteja ocupada, é importante sinalizar para o consumidor que o viu e que irá atendê-lo assim que puder.

Saiba escutar o cliente

Saber escutar, por incrível que pareça, é uma virtude rara. É importante que a equipe não tente adivinhar o que o cliente quer ou precisa. É essencial que ela escute o que ele está pedindo e, a partir daí, buscar atender suas necessidades e superar suas expectativas.

Oriente com clareza

Muitas vezes o cliente busca informações específicas sobre determinado produto ou serviço. Caso isso aconteça, é o momento certo para a equipe deixá-lo à vontade e orientá-lo em relação ao que ele precisa com muita clareza e educação.

O importante é deixar o cliente esclarecido, resolvendo suas dúvidas com as informações passadas.

Use sempre as palavrinhas mágicas

Por favor, obrigado, com licença. Estas três palavras mágicas nunca são demais. Mostram que a equipe é educada e atenciosa, características essenciais para prestar um bom atendimento ao cliente.

Evite termos técnicos

Produtos e serviços oferecidos aos clientes de um posto de combustível têm, muitas vezes, nomes e especificidades técnicas que não costumam ser compreendidos pelo consumidor leigo.

Na hora de atender o cliente, no entanto, é importante deixar terminologias complicadas de lado e usar expressões simples, que façam com que a pessoa entenda exatamente do que vocês estão falando.

Tenha paciência

Paciência é uma qualidade importante para quem lida com o atendimento ao público em estabelecimentos de qualquer natureza. Caso o cliente queira uma informação ou não entenda alguma coisa, busque ser o mais claro possível e repita a explicação quantas vezes forem necessárias.

Saiba antecipar desejos

Assim como saber escutar, antecipar os desejos dos consumidores é outro ponto importante para um atendimento campeão. Observe o perfil do cliente e busque oferecer produtos e serviços que você acredite que sejam úteis para ele. Busque sempre agregar valor.

Siga nossas dicas e dê um show de atendimento no seu posto de combustível! Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais novidades!

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5 comentários em “8 dicas para um atendimento campeão”

  1. Catia disse:

    Boa tarde tem um valor quer sou descontada no meu estabelecimento sob gases que vão para o meio ambiente existe um percentual que é cobrado por favor tente me responder essa pergunta.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

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