Voltar

Notícias

Minas tem saldo positivo de empregos em setembro

30/10/2020

Fonte: Diário do Comércio

Minas Gerais atingiu seu melhor saldo entre empregos criados e desligamentos em 2020: foram 36.505 postos de trabalho no mês de setembro. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, no último mês foram admitidos 150.248 funcionários. No mesmo período, houve 113.746 demissões. Os dados foram divulgados ontem.

Este é o quarto mês consecutivo em que o Estado registra ampliação das vagas de emprego, com destaque para os setores de indústria e serviços. O número mostra a recuperação da economia mineira, afetada pela pandemia de Covid-19, principalmente no primeiro semestre de 2020. A melhora do quadro está associada à retomada da economia e à flexibilização das medidas de isolamento social em parte dos municípios.

Pnad – Por outro lado, na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desocupação em Minas Gerais atingiu 12,6% em setembro, o maior valor desde que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, teve início em maio deste ano.

No entanto, apesar de o nono mês de 2020 ter registrado 1,3 milhão de pessoas sem ocupação no Estado, os dados da entidade também mostram que estatisticamente há uma estabilidade nos números quando comparado a agosto (12,3%). Além disso, de maio a setembro, o Estado ficou abaixo da média nacional que, no último mês, apresentou taxa de desocupação de 14%.

Monitor – Acompanhando o cenário, o governo de Minas lança, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Monitor do Mercado de Trabalho Mineiro. O painel reúne os principais indicadores de trabalho e emprego de diversas bases de dados. O objetivo da ferramenta é permitir livre acesso a essas informações e análises de forma eficiente, simples e acessível.

Com o novo instrumento, será possível garantir um planejamento mais eficiente de políticas públicas com base nas principais informações sobre o mercado de trabalho de Minas Gerais.

O monitor fornece informações sobre movimentação do mercado de trabalho (admitidos, desligados, saldo de empregos), com diversos níveis de desagregação social e regional; caracterização de determinados públicos dentro e fora do mercado de trabalho formal, além de análise quantitativa dos setores econômicos de Minas Gerais, recortes demográficos e caracterização do público empregado em cada área da economia.

São utilizadas informações do Caged e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia. Em breve, novas bases serão incorporadas à ferramenta, que contará com uma atualização periódica. (Agência Minas)

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade