Voltar

Notícias

Secretários estaduais rejeitam corte no ICMS sobre combustíveis

29/01/2020

Fonte: Valor Econômico

Os Estados não podem abrir mão de arrecadação e, por isso, não pretendem reduzir o ICMS sobre combustíveis como vem pleiteando o presidente Jair Bolsonaro, na tentativa de conter a alta dos preços.

“Não aumentamos a alíquota. Não foi ela que causou o aumento súbito do preço da gasolina”, afirmou o presidente do Comitê dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Rafael Fonteles.

Para ele, o aumento se deve aos movimentos no mercado externo e à mudança na política de preços promovida pela Petrobras no governo de Michel Temer.

A maioria dos secretários assinou uma manifestação contrária à redução dos preços. O secretário comentou que, para algumas unidades da Federação, a tributação sobre combustíveis representa mais de 20% da arrecadação.

Diante da crise recente no Oriente Médio e o avanço nos preços do petróleo, o presidente Bolsonaro vinha pressionando governadores a reduzir o imposto sobre combustíveis.

Continue a leitura desta reportagem no site do Valor.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade