Voltar

Notícias

Veículo elétrico não está no radar da Localiza

12/04/2024

Fonte: Diário do Comércio

A Localiza não vislumbra, no curto prazo, uma estratégia que priorize o veículo elétrico na sua frota. O objetivo da locadora, tendo em vista a redução de emissões de gases de efeito estufa, é a utilização de veículos flex ou híbridos, com prioridade para o consumo do álcool combustível. Incertezas quanto à durabilidade e infraestrutura adaptada aos automóveis 100% elétricos pesam para a decisão, afirma o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Eugênio Mattar.

“No Brasil, carro flex é o carro do momento. Carro a álcool e híbrido. Carro elétrico é uma etapa superior. Custa caro ainda para a pessoa ter, portanto custa caro para alugar ele. E ainda tem muita indefinição de tempo que a bateria vai durar. Então, no momento, nosso foco é carro flex a álcool e carro híbrido a álcool”, disse o executivo, durante o 1º Seminário de Finanças e Gestão Corporativa, realizado em Belo Horizonte.

Mattar declarou também que a locadora não pretende fazer novas fusões e aquisições num futuro próximo, como ocorreu com a Unidas. “Até nem pode muito, porque pelo tamanho que temos, tem muita restrição para fazer novas fusões e aquisições”, pontua.

Por ser uma das maiores compradoras de automóveis do País, a decisão da Localiza em não comprar veículo 100% elétrico certamente tem impacto na indústria automotiva. Cerca de 70% da frota nacional das locadoras foi emplacada no Estado, muito por conta da empresa. Segundo dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sindcov-MG), as locadoras são responsáveis por cerca de 64% de todas as vendas de automóveis e comerciais leves de Minas Gerais. Elas compram diretamente das fábricas automobilísticas, sem intermédio das concessionárias.

Inclusive, a concentração de locadoras em Minas, como a própria Localiza e a Unidas, adquirida pela empresa, faz a atividade de locação de carros ter um grande peso no índice que mede o desempenho do setor de serviços no Estado.

 

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.