Planejamento empresarial: 3 boas práticas para postos de combustíveis
O segmento de postos de combustíveis é um ramo de negócios em que milésimos de real fazem a diferença nos preços. Portanto, cabe aos empresários e investidores desses estabelecimentos realizar a implantação de um planejamento empresarial como estratégia para permanecer no mercado e obter resultados satisfatórios.
Neste artigo, vamos falar sobre os desafios administrativos dos postos de combustíveis, além de listar 3 dicas de ferramentas para você desenvolver o seu planejamento empresarial e os benefícios obtidos com a sua implementação. Confira!
Desafios na administração de postos de combustíveis
Controle financeiro
Manter o controle financeiro é um dos principais desafios para os donos de postos de combustíveis — é a chamada saúde financeira. Como já dissemos, milésimos de real são suficientes para atrair ou espantar clientes, e para não arcar com prejuízos na intenção de ter os menores preços, você precisa de ferramentas para conhecer e garantir o fluxo de caixa em dia.
Reforma trabalhista
Atualmente, um dos assuntos de maior destaque no país é a reforma trabalhista. Sabemos que a folha de pagamento exerce um grande impacto no caixa de qualquer empresa. Por isso, é fundamental se manter atualizado sobre todas as alterações no que diz respeito a essa legislação. Assim, você evitará prejuízos como indenizações trabalhistas por erro de cálculo e por não ter os funcionários adequados ao seu estabelecimento.
Dicas para um planejamento empresarial
1. Faça um diagnóstico do momento
O diagnóstico da situação atual do seu empreendimento é uma análise que demonstrará os resultados obtidos até o momento. Por meio dele, você poderá verificar se os objetivos que pretendia alcançar foram atingidos. Em caso positivo, veja se existem melhorias a serem feitas; já no caso das metas não cumpridas, essa é a hora de descobrir as falhas e corrigi-las.
2. Observe os concorrentes
Devido às tecnologias digitais, as tendências do mercado mudam em uma velocidade assustadora: o que é novidade hoje, amanhã não é. Isso torna difícil acompanharmos as mudanças no dia a dia. Portanto, observar o que os concorrentes estão fazendo é uma maneira de acompanhar os rumos dos segmentos empresariais. Fique de olho nos comerciais de TV, de rádios, nos jornais e encartes.
3. Defina objetivos
Essa dica pode parecer óbvia, no entanto, muitos empreendedores não a seguem. Para atingirmos uma meta, precisamos definir os objetivos necessários para alcançá-la. Assim, evitamos nos perder no meio do caminho. Talvez essa seja a razão principal para criar um planejamento empresarial.
Vantagens do planejamento empresarial
Visão ampla do negócio
O planejamento empresarial pode ser comparado a um projeto de engenharia. Será possível ter em suas mãos planilhas com gráficos e relatórios que possibilitarão uma visão ampla — com o tamanho, a situação e quais os passos a serem seguidos nas diversas etapas do negócio em que está inserido.
Previsão de problemas
Planejar é uma maneira de prever situações que possam ocorrer no futuro. No momento em que você planeja o rumo do seu negócio, será possível fazer simulações e previsões. A partir disso, erros irreparáveis poderão ser evitados sem os custos gerados com os prejuízos, na prática.
Portanto, você pôde perceber a importância do planejamento empresarial para o seu posto de combustível. Por meio dele, você manterá e atrairá novos clientes e aumentará o faturamento da sua empresa. Caso ainda não tenha implantado essa ferramenta, comece logo, afinal, tempo é dinheiro, não é verdade?
Então, continue com a gente e receba conteúdos relativos ao mundo dos postos de combustíveis diretamente na caixa postal de seu e-mail, assinando a nossa newsletter. Até breve!
6 comentários em “Planejamento empresarial: 3 boas práticas para postos de combustíveis”