5 indicadores de desempenho para usar no posto de combustível

Fonte: ASCOM Minaspetro

Em tempos de crise, tomar decisões acertadas nos momentos oportunos pode ser um grande diferencial entre a falência e o sucesso do seu posto de combustível. Os indicadores de desempenho podem ser bastante úteis para apoiar a sua tomada de decisões. Com eles, torna-se bem mais fácil analisar se os investimentos estão gerando o retorno desejado.

Também chamados de KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho ou, sem tradução, Key Performance Indicators), são métricas que contribuem significativamente para que a empresa possa avaliar os seus resultados externos e internos. Geralmente, esses indicadores estão embasados em gestão de funcionários, clientes, resultados de vendas e marketing.

Vale lembrar que essas métricas precisam quantificar a performance de acordo com os objetivos organizacionais do negócio. Confira, portanto, alguns indicadores relevantes para o seu posto de combustível. Boa leitura!

1. Ticket Médio

O ticket médio se trata de um indicador diretamente associado à área de vendas. Com ele, o gestor conhece o valor médio das vendas, analisa se ele está de acordo com o dos demais postos da cidade ou, então, verifica se é o número esperado pela empresa.

Para fazer o cálculo, é preciso considerar o faturamento de um período, seja ele mensal, seja trimestral etc., e o número de vendas realizadas nesse mesmo intervalo de tempo por meio das emissões de cupons fiscais.

Logo, ticket médio é o faturamento bruto do período dividido pelo volume de vendas do período considerado.

2. Net Promoter Score (NPS)

Conhecido também como pontuação da rede de promotores, o Net Promoter Score é o indicador mais usado em todo o mundo. O seu sucesso se deve a dois fatores: pela simplicidade de criar o resultado e pela facilidade de compreendê-lo.

Basicamente, apenas uma pergunta é feita aos clientes: “quais são as chances de o senhor indicar o nosso posto para um parente em uma escala de 0 a 10?” ou “qual é o nível de satisfação com a nossa marca em uma escala de 0 a 10?”. É imprescindível que a pergunta seja direta, sem chances para a subjetividade e sem rodeios.

Em seguida, as notas dos clientes são analisadas. Abaixo ou igual a 6, tem-se os detratores, enquanto acima ou igual a 9, tem-se os promotores. Então, basta pegar a porcentagem do segundo grupo e subtrair a do primeiro para obter o indicador NPS.

3. Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI é um indicador que permite analisar quanto de retorno os investimentos geraram para a empresa. Assim, é possível priorizar áreas de investimento e compreender quais delas são melhores para o crescimento e lucratividade do seu posto.

Para o cálculo do ROI, utilize a seguinte fórmula: (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito.

4. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC indica qual é o valor gasto para atrair novos clientes. Dessa forma, é possível traçar um plano de determinada quantidade de novos clientes em tantos meses e entender exatamente quanto deve ser investido.

Para encontrar o CAC, basta ter o valor investido em campanhas de marketing e dividir pela quantidade de novos clientes. Lembrando que aqueles vindos de outros canais, como indicações, por exemplo, não são contabilizados, sendo preciso separá-los dos clientes já fidelizados.

5. Taxa de turnover

Essa é a taxa que identifica o percentual de colaboradores que deixam a empresa em determinado período. Esse indicador geralmente é bastante alto em postos de combustível.

Quando a taxa é elevada, o posto acaba perdendo tempo com a aplicação de novos processos seletivos e dinheiro com rescisões trabalhistas. Além disso, a empresa tem a sua imagem prejudicada no mercado, uma vez que pode haver oscilações no padrão de atendimento ao público.

Para o cálculo da taxa de turnover, é preciso fazer a seguinte conta: número total de desligamentos no período dividido pelo total de funcionários no mesmo intervalo de tempo e multiplicar por 100.

Bom, agora você já conhece vários indicadores de desempenho para se sentir mais seguro em suas decisões. É importante destacar que eles só funcionam quando são alinhados às estratégias do negócio e quando você reserva um tempo na rotina para acompanhá-los.

E aí, gostou deste texto? Então aproveite para ler “5 tendências de gestão para você aplicar no seu posto” e aprender ainda mais!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “5 indicadores de desempenho para usar no posto de combustível”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!